PALAVRAS SINGULARES

São palavras jeitosas, formosas, inteiras.

Sem sentido, sem juízo, sem valor.

Faceiras, brejeiras, até corriqueiras.

Palavras intensas, carentes ou contentes.

Indecentes, inocentes, contingentes.

Trazem riso, pouco siso, alegoria.

Palavras de fé, de magia, de folia.

Fazem chorar, descontrolar e lamuriar.

Falam de amores, de dissabores,

exaltam as dores.

Palavras alegres, cintilantes, efusivas.

Verdadeiras, sorrateiras, benzedeiras.

Palavras que excitam, incitam, ousam sonhar.

Assim como falam, se calam.

Suplicam, replicam, explicam.

Palavras perdidas, inventadas...

De enfeite, deleite, um falsete.

Palavras tão belas, palavras de fera.

São palavras singulares,

São palavras de mim.

terça-feira, 30 de outubro de 2012


Dedica-se a esperar o futuro apenas quem não sabe viver o presente.
Sêneca


Se houver amanhã... 

Dizem que tudo o que é bom dura pouco. Será mesmo?
Será que pensamos assim porque não sabemos aproveitar os momentos devidamente, em toda a sua plenitude? E quando eles passam, ficamos com aquela sensação de poderíamos ter desfrutado melhor, aproveitado tudo o que nos foi apresentado naquele instante.
Penso que tudo dura o tempo que tem que durar. Creio que o cerne da questão seja porque vivemos com os olhos repousados no amanhã e não observamos nem desfrutamos como deveríamos do momento presente.
Estamos sempre esperando pelo amanhã. Muitas vezes não percebemos a vida que se passa ao nosso redor, diante de nós porque estamos sempre vislumbrando além do horizonte. Acomodamo-nos ao presente à espera do futuro; vivemos no automático esperando o que virá.
Empregos que nos entediam, relações que já não nos satisfazem, cursos que não nos seduzem; muitas vezes levamos uma vida insossa, angustiante, por simples acomodação, preguiça. Afinal, mudar dá trabalho e precisa de coragem. Então nos moldamos e esperamos: a aposentadoria, que o outro se canse de nós, terminar o curso e depois escolher outro que realmente nos encante; esperamos que o amanhã venha solucionar todos os nossos problemas.
Tantas vezes deixamos passar oportunidades valiosas, amores intensos, pessoas especiais por simples distração, porque vivemos com o olhar lá longe, fora de nós. Esperando sentados o amanhã. Paciência é diferente de preguiça, de acomodação.
E o amanhã é hoje, o hoje será ontem. Esquecemos que cada amanhecer é um novo dia, um novo amanhã, cheio de possibilidades, mas simplesmente não despertamos. Acordamos de manhã, mas continuamos esperando o próximo dia.
E assim a vida passa por nós, acenando e continuamos com o olhar preso no amanhã. Esquecemos que ninguém pode viver a nossa vida e que a vida acontece hoje.
Todo projeto é feito de etapas que precisam ser cumpridas passo a passo para que se atinjam os resultados, os objetivos almejados. Assim é a vida: precisa ser vivida um dia da cada vez, intensamente, em sua plenitude.
Enfim, quando chegar o amanhã, podemos perceber que a única coisa que mudou foi a data no calendário.
Isso, se houver amanhã....

(By Me)

Nenhum comentário:

Postar um comentário